Mulher cristã destrói imagem sacra em Belo Oriente

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – Prega-se a intolerância e o que se colhe não é nada agradável. Uma dona de casa de 48 anos, em Belo Oriente, Minas Gerais, foi flagrada golpeando uma imagem sacra que ficava à frente da igreja matriz de Nossa Senhora da Piedade, no centro do munícipio. Com a enxada, a mulher tentava destruir a representação de 2 metros de altura inspirada na escultura Pietá, de Michelangelo. A imagem sofreu muitos danos e o ato provocou a indignação dos cidadãos na cidade, bem como nas redes sociais. 

Tudo aconteceu na manhã da terça-feira. A Polícia Militar foi acionada, apreendeu a enxada e a mulher foi conduzida à delegacia, onde assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).

O padre Luiz Carlos Macedo, pároco da igreja, declarou ao Diário do Aço que foi avisado por um popular, que entrou em desespero na casa paroquial contando que alguém destruía a imagem. Ele correu até a frente da igreja e presenciou o fato. Ele contou que a mulher conversava com a imagem enquanto desferia golpes, perguntando se não iria reagir e cantava músicas cristãs. Mesmo tão nervosa, a dona de casa não resistiu aos policiais, mas também não comentou nada sobre seu comportamento.

Houve comoção na cidade e nas redes sociais. Mesmo os evangélicos repudiaram a atitude da dona de casa.  “Vi muitos evangélicos não concordando com a atitude dela. Estou aqui há 20 anos e sempre tivemos uma convivência harmoniosa entre as religiões. É um caso isolado de fanatismo religioso na cidade, que lamentamos”, disse o padre à reportagem do jornal Diário do Aço. 

O trabalho de restauração já começou a ser feito.

Sugestão de JNS e com informações do Diário do Aço

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

49 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1.  
    Obviamente uma pessoa

     

    Obviamente uma pessoa desequilibrada. Os discursos de ódio estão “na moda”, mas não sei se é o caso de levar em conta esse caso como representativo.

  2. André, este que é o problema.

    Discursos de ódio geralmente continuam em pessoas normais como discursos, porém levado para cabeças meio fracas eles assumem outro potencial ofensivo, logo se o comportamento desta senhora não é representativo para 99,9% dos evangélicos, por exemplo, no 0,1% há um potencial ofensivo enorme.

    Coloquei propositalmente o nome da religião evangélica, que tem centenas de pastores consequentes e que pregam a fé e não a intolerância, para que leiam isto e reflitam sobre a difícil tarefa que eles tem em alertar seus fiéis sobre os problemas da deriva do ódio religioso, e tentar influenciar, se possível, congregações que adotam a intolerância como mote.

  3. Malafaia e seus nóias querem
    Malafaia e seus nóias querem uma guerra com a CNBB, mas conseguirão uma guerra com a maioria dos brasileiros. Pior para eles, que parecem ignorar a História do Brasil (que começa na guerra contra os protestantes holandeses, cujos soldados eram decapitados por razões religiosas quando caíam nas mãos dos brasileiros católicos).

  4. Que eu saiba, quem segue o Cristo é cristão.

    Não interessa se evangélico, católico ou apostólico, todos são cristãos. Não gosto de nenhuma religi]ao, mas respeito a todas e todos. Não torço pelo internacional, mas respeito a todos os colorados.

    Sei bem o que é esta intolerância religiosa, Tenho parentes evangélicos e só o que presta é o deus deles. O dos outros é diferente, é ruim.

    Longe de mim essa gente!

    1. Também discordei do título da

      Também discordei do título da matéria.

      Os seguidores das religiões Afro são cristãos, eles seguem os ensinamentos de Cristo.

      Por incrível que parece parecem seguir mais os ensinamentos de Jesus que os crentes da FORBES que pregam intolerancia e ódio.

      E não me lembro que ter lido em algum lugar que Jesus cruiou alguma religião ou passou procuração para pastor evangélico ou padre católico.

      Pelo que sei Jesus não deixou uma única letra escrita.

  5. Aviso

    Tudo leva a crer que esta senhora estava em surto psicótico quando destruiu a imagem. O perigo não é ela, porém atitudes amalucadas como esta se tornarem prática comum em razão da ideologia de intolerância e ódio que algumas correntes evangélicas disseminam. A atitude dessa senhora dá uma pálida ideia do que pode vir a acontecer, é um aviso.

    1. Acho que já está acontecendo

      A invasão e depredação de terreiros e locais vinculados a religiões de matriz africana é cada vez mais frequente, e até onde sei (me corrijam se estiver errado) só houve punição em um caso.

      1. E o pior Alan, que isso é

        E o pior Alan, que isso é feito não por desequilibrados mentais em surto, é uma prática muito bem pensada feita por fundamentalistas em “estado normal”.

        E olha que os “gladiadores do altar” ainda nem disseram a que vieram.

        1. Bem lembrado!

          É um crime cometido com planejamento e frieza, e não no calor das emoções.

          Os Gladiadores do Altar terão o seguinte desenvolvimento: dissimularão suas verdadeiras intenções até que a mídia se esqueça deles. E depois vão começar a dar seu recado…

      2. Por parte de algumas seitas

        Por parte de algumas seitas evangélicas ocorre de fato, e há muito tempo, uma campanha contra os terreiros de candomblé e de umbanda. E não somente estes. Os kardecistas tb são alvo dessa “cruzada”. Já ouvi relato de pessoas amigas que ao se dirigirem para uma reunião em um centro kardecista, foram abordadas na entrada por um grupo de evangélicos, tentando barrar o seu acesso ao local sob a alegação de que aquilo era “coisa do diabo”. 

        Associando uma pregação sistemática e de má fé feita por pastores para um rebanho desinformado e não raro com desajustes, o resultado é uma onda de intolerância e violência. Para arrebanhar fiés, seitas evangélicas, que proliferam no chamado núcleo neopentecostal, incorporam aos seus cultos os ritos dos terreiros e dos centros que passam a perseguir com seus “exércitos”.

        A tolerância e a mistura religiosa, um marco da nossa cultura, estão sob ameaça. O caso ora relatado revela, claro, um atitude de alguém com distúrbio psicológico.  Mas não deve ser dissociado do quadro maior. 

  6. Que papo é esse de “uma

    Que papo é esse de “uma pessoa” ou de “fato isolado”. Os terreiros de Umbanda e Candomblé sofrem com assassinato de psais e mães de santos, invasão de templos, desacato, destruição de imagens e etc. na mão desses Talibãns Evangélicos há anos. Confiram as imagens e, por favor, parem com esse papo de que foi uma possoa desequilibrada em ato isolado. Ela ve os seus pastores fazer e insentivar isso a anos, dai tirou no exemplo.

    https://www.google.com.br/search?q=destrui%C3%A7%C3%A3o+templos&newwindow=1&biw=1600&bih=763&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=NfYTVcu3CsuhgwT23YD4DA&ved=0CAYQ_AUoAQ#newwindow=1&tbm=isch&q=destrui%C3%A7%C3%A3o+imagens+candombl%C3%A9+umbanda

    1. Exatamente Roberto. Os

      Exatamente Roberto. Os evangélicos disseminam ódio e preconceito por todo Brasil e não é de hoje.

      São raros os evangélicos que respeitam a religião alheia.As religiões espiritualistas são demonizadas, principalmente o Candomblé e Umbanda.”É coisa do DEMÔNIO do DIABO”Se julgam enviados de Deus, falam em nome de Deus.Até na TV aberta já mostrou pastor chutando imagem… Isso é um ato isolado?

  7. Bem aqui no blog local onde

    Bem aqui no blog local onde os arautos do politicamente correto tanto denunciam o PIG , temos um show de relativismo barato.

    A mulher era crista segundo a materia, estava em surto segundo o padre.

    alguem sempre tem uma religião ou quase todo mundo.

    traçar analogias desse sentido é como fazer astrologia, sempre é possivel basta vontade e má fé ou burrice mesmo.

    Há inumeros casos de gente que agride manifestaçoes religiosas, mas agora como a MODINHA da esquerdalha e falar dos Glardiadores da Universal vai começar o show no melhor estilo CIDADE ALERTA COM DATENA e a histeria vai correr solta 

    PATETICO… 

    1. Eu de minha parte não estou

      Eu de minha parte não estou histérico, Leônidas. Não enquanto os “gladiadores” não resolverem atacar agnósticos. Mas me preocupa que religiões tão fundamentais para a formação da indentidade cultural brasileira, como as de matriz africana, sejam perseguidas com a intenção de serem simplesmente aniquilidas.

      Isso é retoceder para o Brasil colônia. Veja o filme “Tenda dos milagres” de Nelson Pereira dos Santos, para ter uma ideía. Não tem nada a ver com “esquerdalha”. Tem um monte de pai de santo de direita por aí. A começar por aquele que previu a vitória do Serra em 2010

    2. “A mulher era crista segundo

      “A mulher era crista segundo a materia”:

      O item estava sendo educado.  Ela nao eh “crista” e provavelmente nunca vai ser.  Ela eh evangelica.

  8. Esse aí é apenas mais um caso

    Esse aí é apenas mais um caso de intolerância dos ditos evangélicos contra a Igreja Católica. E tudo começa com a lavagem cerebral dos bispos e pastores de algumas igrejas, diga-se de passagem, que incutem na cabeça de seus fieis a ideia de que uma imagem é coisa de satanás; que não se deve adorar ídolos. Pra mim, a maior parte desses bispos, como Macedo, e tantos pastores, não entende nada sobre o texto bíbiblico. Refiro-me a essa cambada de ladrão, enquanto meu respeito é total aos ditos protestantes, aqueles que creem em Deus, e conhecem a Bíblia ao ponto de decorá-la desde a infância. Conheci muitos das igrejas batista e presbiteriana, que nada tem a ver com esses neo-pentecostais, oriundos de um tempo em que viram ser possível enriquecer engambelando os incautos. 

    Eles são cotnra católicos, espiritas e principalmente contra os que seguem as religiões de origem africana, ao ponto de fazerem verdadeiros achincalhes contra os pais-de-santo enquanto pregam até mesmo diante das câmeras de televisão.

    Por outro lado, convocam diariamente os fieis para estarem em tal igreja, a tal hora, para reverenciarem uma arca de ouro, que dizem ser a arca da felicidade. Os fieis passam a mão naquela arca, abençoada pelos astores, e pronto: está salvo de doenças e de todas as mazelas. Ou então que apenas toquem num pano vermelho – vi isso outro dia – e apenas esse toque os libertará dos problemas. E acho que todos veem a cada instante nas televisões os pastores segurando um fiel, que estribucha, cai, espuma, e faz tudo que se vê nos terreios espíritas. 

    Pior é ver o pastor mostrar que um cadeirante saiu da cadeira ali, naquela hora, e está andando, por ter sido abençoado por ele. 

    Ficaria feliz se um dia algum jornalista saísse a cata dos bens desses malditos larápios, e mostrasse quantas mansões estão em nome deles, espalhadas pelo mundo, sem contar as infinitas igrejas construídas, tão ricas como o tal templo de Salomão. Só em Brasília conheci uma mansão do maldito Macedo, que de tão grande a área, a gente perde de vista os muros que a rodeiam, enquanto residência fixa ele tem nos EUA, talvez pra ser mais fácil ecapar de uma nova prisão aqui no Brasil.

    Edir Macedo, de um reles funcionário da ALERJ chegou a ser esse arquimilionário, às custas dos pobres infelizes, que mais infelizes se tornam por permancerem em sua igreja. Ele, sim, é o ídolo satânico, que deveria ser preso pelas suas más-obras.

     

    1. Quer dizer, qualquer

      Quer dizer, qualquer semelhança entre uma organização sistematicamente destruindo objetos de culto de religiões consideradas inimigas com uma pessoa isolada, em evidente surto psicótico, não é mera coincidência?

      É o que, então? Um plano diabólico de uma organização muçulmana para destruir o catolicismo usando evangélicos como mão de obra? Ou quem sabe o plano diabólico é de uma organização evangélica mesmo, que copia os métodos do “Estado Islâmico”?

      Menos, né? Não vamos achar agora que Napoleões de hospício são uma ameaça à paz da Europa, vamos?

       

      1. Que coisa heim, o que há de

        Que coisa heim, o que há de líderes religiosos  ”surtados” por ai não tá no gibi..são incontáveis os casos de agressão deste tipo..centros de religões de origem afro estão sendo destruídos de forma sistemática como se não fossemos um país laico…não respeitam o outro….obreiras como essa senhora apenas imitam seus lideres….quer que eu desenhe…

        http://www.comandorondonia.com/2012/08/brasil-paraiba-pastor-destroi-imagem.html

  9. falta de limites

    Não acredito que o caso dessa senhora seja intolerância religiosa, me parece mais um surto. Quanto a alguns comentários para mim o que esta faltando hoje em dia no Brasil é noção de limites. Na minha época de escola aprendia=se que o meu direito vai até aonde começa o do outro . A falta de limites nos leva a intolerância, a não aceitar o modo de pensar do outro ou mesmo o seu jeito de ser. Para os jovens de hoje, tudo é permitido. Enquanto nos que passamos a juventude na ditadura fomos limitados em nossos direitos os jovens de hoje ainda não descobriram qual é o limite ideal.

     

  10. Juízes,

    Não foi a fé que moveu essa pobre senhora, é a doença. Não foi religião nem ideologia. Doente somático não pensa assim. Não trate um doente diferente disso.  Temo mais seus julgadores que a própria. 

  11. É bom que a matéria diga que

    É bom que a matéria diga que a mulher é “cristã”. De outra forma poderia acabar sobrando para nós ateus, ou para agnósticos, judeus, ou para gente do Candomblé.

    Mas cumpre a quem tem juízo não entrar na escalada da loucura. Esse foi um ato isolado; não há nem clima nem possibilidade de uma guerra religiosa no Brasil. Os “Gladiadores do Altar” são um problema, e sério, não pelo que já fizeram ou farão em curto prazo, mas pelo que representam em termos de alienação e de descrédito do Estado. Estado que ignora olimpicamente o problema das drogas, a não ser como caso de polícia, e permite às igrejas evangélicas se arvorarem em única esperança de quem tem familiares doentes de toxicomania: a proliferação de “clínicas” muitas vezes totalmente amadorísticas do ponto-de-vista médico, usadas pelas igrejas evangélicas como meio de conseguir adeptos e dinheiro já passou de vergonha a caso de polícia, muito pior do que essa pobre-coitada, e só não é pior do que os Gladiadores por que estes são exatamente o resultado de confiar o tratamento de uma doença séria a exorcistas de circo.

    1. Alexandria. Sim, bem

      Alexandria. Sim, bem lembrado. E, longe de mim comparar realidades tão díspares, mas ainda assim, creio que você foi muito feliz na lembrança.
       

       

  12. Mulher destroi imagem

    Isto não se trata de surto piscotico,é o resultado de pregações de odio feitas nas grejas pentecostais,as pessoas vão levando na hipotese de “surto”,e, quando descobrirem que vão estar na mesma situação dos moradores de Alexandria,cercados por cristãos á destruir suas estatuas,e,proferir discursos de odio,tentaram reagir mas era tarde,os cristãos tomaram todos os cargos,mataram a mestra de geografia e astrofisica,porque Paulo disse que mulher não poderia ensinar homens.

    Há uma invasão generalisada em todos os poderes da republica e até nas forças armadas e policias militares onde são realizados até cultos nos quarteis,e,governadores promovem oficiais “evangelicos” com a finalidade de arrebanhar mais votos junto a tropa pelas conversões,em qualquer orgão do governo há uma enxurrada de “ungidos”,voce não consegue levar um padre para dar extrema-unção a um doente catolico em hospitais do SUS,mas os membros de “capelania evangelica” entram a hora que queremnos locais.

    Tent apresentar queixa sobre os niveis de barulho causados por quem pensa que Deus vai ouvir potentes caixas amplificadas,em 90% dos csos,um membro de igreja funcionario de orgão publico vai dar um laudo de que os limites audiveis não foram ultrapassados.

    Aqui em manaus,onde se encontra igrejas a cada 10 passos,a criminalidade impera,quando o infrator é apanhado,converte-se a fé… pois sabe que tem uma ala da penitenciaria só para evangelicos,onde ele pode estar a salvo de ser estrupado ou justicado por seus crimes,aqui,mata-se pais de santo e homosexuais,constantemente,por vezes a vitima escapa dos ataques com vida,mas não das frases: -Macumbeiro tem que morrer,veado tem que morrer e outras do genero.

    Claramente falta alguem tomar a atitude de responsabilizar criminalmente quem dissemina o odio á membros de outros credos, poe exemplo,em Nuremberg,puniu-se principalmente aqueles que tinham mando,os comandantes,quem dava ordens,se os pregadores que incitam ataques a outras religiõs fossem punidos na forma da lei. Evitariam incitar o odio.

    A epoca do governo militar, membros do extinto SNI,assistiam missas para fazer relatorios dos assuntos abordados durante as cerimonias religiosas,diante de tantos atos de intolerançia ocorridos neste pais,não seria o caso de manter uma vigilançia sobre a disseminação de ideias ameaçadoras a segurança de seguidores de outros credos?

  13. Nunca vi nesse blog nenhuma
    Nunca vi nesse blog nenhuma menção ao que as esquerdo/feministas fizeram na jornada mundial da durante a visita do papa. Ali não era surto, era ódio puro e simples.

  14. Imagem, símbolo, simbologia

    Surto psicótico?

    Entendi bem, é isso? É assim – com tal indiscutível diagnóstico – que se pretende encerrar o assunto?

    Pago dez contra um na aposta de que essa mulher é uma ex-católica.

    Pago dez contra um na aposta de que ela não teve oportunidade de uma educação decente e que portanto tornou-se irremediavemente sensível à manipulação (com perdão da redundância) maniqueísta.

    Pago dez contra um na aposta de que ela não sabe sequer o tamanho do Brasil. Aliás, se ela souber, pago os dez e ainda assumo a responsabildade por ela.

    Por favor, não digam, já sei: muitos dirão que é isso aposta de esquerdista.

     

     

     

  15. Sempre me deparei com santos quebrados em lugares ermos

      “protegendo” uma cruz na beira de estrada, em mini santuários colocados no alto do morro, era tudo quebrado, as vezes alguém recolocava as imagens e quebravam de novo, eu não entendia, achava que era coisa de bêbado, depois de muito tempo vendo essas cenas foi que me toquei do que tava acontecendo.

        Vocês acham mesmo que isso é um caso isolado ? sabem nada inocentes.

    1. santa cruz

      Pelo que sei das tradições rurais, colocam na beira das estradas uma Santa Cruz no lugar onde alguém morreu. Depois, a vizinhança “escoa” as imagens que por acaso tenham quebrado nas casas, ao pe destas cruces.

    1. Se Deus existisse – e fosse

      Se Deus existisse – e fosse como certas pessoas pensam como ele é – nem eu nem você estaríamos comentando aqui.

  16. ”Garantir a liberdade de

    ”Garantir a liberdade de expressão é defender a democracia. E a Frente Parlamentar em Defesa dos Povos Tradicionais de Matriz Africana vai cumprir um papel importante no debate sobre a laicidade do Estado, prevista na Constituição Federal. Essa frente manterá uma agenda permanente para tratar pautas como a diversidade de credos, genocídio de jovens negros, a redução da maioridade penal, segurança alimentar, entre outros temas.”

     

     

    No facebook / 

    Orlando Silva

     

    https://www.facebook.com/orlandosilvasp/photos/a.398071293588101.88566.397405070321390/896813123713913/?type=1&theater

     

  17. Se “Ele” puder ouvir…

    Crentes, Patetas e Patéticos

     

                       Essa necessidade urgente de crer em algo, de ter um guia providencial, de se apegar a miragens para escamotear a realidade, acentua-se sobremaneira em determinadas sociedades.

                       As pessoas tornam-se presas fáceis de idéias escusas, fabricadas por falsos líderes, de demagogos astutos e, no mais das vezes, espertalhões e desonestos.

                       O tornar-se joguete de interesses, sejam eles políticos ou religiosos, escuda-se no decantado pseudo livre-arbítrio dos indivíduos, de que eles se julgam os senhores absolutos das próprias existências e da dos outros.

                       Na realidade, a maioria dos indivíduos, principalmente na esfera religiosa, torna-se crentes fáceis da propaganda religiosa enganosa, seguidores entusiastas de ídolos de pés de barro, que enganam facilmente por conta da irreprimível busca do ser humano da solução de seus problemas fora de si.

                       A “verdade” religiosa, principalmente a cristã, esquiva-se em admitir que os evangelhos autorizados pela Igreja não têm veracidade histórica, além das contradições entre si e das inexatidões históricas e geográficas.

                       Chega-se, a impingir ao fiel a sublimação da lógica, forçando-o a acreditar em um Livro do Gênesis, com o homem habitando a terra há apenas cinco mil anos e tendo sido criado com todos os atributos do homem contemporâneo.

                       As presas fáceis dos espertalhões não podem contestar os dogmas religiosos, nem mesmo por analogia, com a história mundial mais recente, apesar de reescrita constantemente.

                       Sabe-se que há testemunhos de apóstolos, que não foram seguidores de Jesus, mas sim que seus evangelhos foram escritos muitos anos após a suposta, ou não, passagem de Jesus pela Terra, sem se olvidar das inúmeras alterações e inserções desde os originais em Aramaico, além do que não se pode confiar na idoneidade do crente.

                       O ser humano não pode e nem deve continuar delegando para terceiros sua tutela espiritual, mas sim ter como missão a aquisição de conhecimentos metafísicos, que possam levá-lo a aproximar-se das Grandes Verdades.

                       A verdade pronta e acabada há dois mil anos, que ainda atualmente é passada ao homem, o impede de investigar de onde vem, a razão de sua vida e para onde vai, assuntos que não podem ser entendidos enquanto a mente estiver submetida às crenças e aos dogmas religiosos, magistralmente articulados pelos espertalhões de plantão, que têm suas origens a partir do Império Romano, que, para melhor dominar o Mundo, transferiu a sede do Cristianismo para Roma.

                                              Tio-avô – 28. out.2005

                                               

     

                       

  18. Essa senhora não é mulher

    Essa senhora não é mulher cristã, e sim satã.

    Ela esta agindo completamente diferente de como o Verbo Encarnado apregoava.

    Muitas das seita neo-pentecostal incentivam esse tipo de ação.

    Duvido que um membro de uma Igreja Cristã Tradicional teria uma atitude como essa.

    Devemos conviver com os diferentes, e aceita-los como iguais, sem contudo não contaminarmos com as suas ideias.

    1. O problema é que, de acordo

      O problema é que, de acordo com sua definição, cristãos muito raramente são “verdadeiros” cristãos.

      Falsos cristãos

      Pela árvore conhecereis os frutos, dizia alguém que, como eu, também não era cristão. E os frutos que essa árvore vem dando… bom, a imagem acima, para que eu não tenha que escrever mil palavras.

  19. #

    Não compreendo muito bem a crítica que se faz aos católicos por “adorarem seus santos”.

    Ao que vejo, “imagens sacras” nada mais significam, numa perspectiva, digamos, cultural, do que uma espécie de “álbum de retrato”: quem não gosta de ficar vendo fotografias de parentes e amigos, principalmente aquelas do “tempo do onça”, com uma saudade rompendo o peito?

     O “Santo Agostinho”, ao que consta, foi um exemplo de “conversão” e de dedicação ao que ele passou a acreditar, ou seja, um católico exemplar.

    Qual o mal em um católico ter uma “imagem sacra” dele? Qual o mal em olhar para essa mesma imagem com admiração?

    Nenhum!

    Aquele sujeito que chutou a estátua da santa se revelou o mais completo idiota!

    1. A ‘origem’ é a “crítica” à idolatria feita pelos protestantes
      José Robson, a crítica remonta ao início do Protestantismo, não se trata nem de algo novo.

      No advento (ascensão) do Protestantismo, uma das críticas era o “culto a imagens” rotulado como idolatria por protestantes. Pode notar que Igrejas Protestantes não possuem imagens, nem santos, nem culto à Maria (como tema ICAR) e muitas até evitavam colocar cruz ou qualquer coisa que remetesse (segundo a interpretação religiosa deles) à imagem, mesmo que de uma cruz.

      Mas varia de denominação pra denominação e o grau de radicalismo e interpretação literal da Bíblia e dessa “tradição” protestante (calvinista, luterana etc) faz da idolatria.

      Isso é como um retorno, na cabeça deles, ao “cristianismo primitivo” que seria atrelado ao judaísmo, que é quem exalta essa crítica pesada à idolatria e culto de símbolos e imagens. Pode ver que em Sinagogas não há simbologia nelas, qualquer coisa que remata a uma imagem de Moisés etc.

      O islamismo absorveu isso do judaísmo, numa interpretação radical pode parir coisas como o Estado Islâmico que considera imagens como culto idólatra. Os turcos quando conquistaram Constantinopla, os grupos mais radicais destruíram boa parte das imagens religiosas, símbolos da religião do povo conquistado.

      Essas igrejas neopentecostais seguem essa linha radical de condenação à idolatria, oriunda ainda com Lutero (mas só pesquisando pra saber qual vertente protestante foi mais radical com essa questão, mas todas foram, e maior e menor grau), elas consideram isso pecado grave (na interpretação de todos esses grupos contra idolatria, eles acham que adorar uma estaria é um desrespeito a deus ou adoração de outro deus, heresia, a grosso modo) e por isso atacam essa simbologia e estátuas. Dizem que a Igreja Católica deturpa o cristianismo ou é uma heresia.

      Digo isso porque tenho parentes (parte de pai), protestantes, de denominação tradicional (presbiterianos). Não atacam símbolos e coisas desse tipo, mas a pregação nessas igrejas é de intolerância e sempre atacando a Igreja Católica e católicos. A quem achar que é tudo um mar de respeito e se resume a neopentecostais, irá quebrar a cara ou dizer uma meia verdade.

      É certo que há protestantes esclarecidos e denominações protestantes mais afinadas com o secularismo (o luteranismo no Brasil, mas que não se expandiu, virou meio que uma religião étnica trazido por colonos alemães no Sul do país), mas não costuma ser a regra, infelizmente. Por isso a imagem enviesada que possuem no país.

      Resumindo: o ataque está longe de ser só um “ato de loucura” como muita gente quer retratar, é fruto de interpretações religiosas fundamentalistas (radicais) e do protestantismo, que encontram mais eco hoje nesses neopentecostais, mas a origem disso está lá atrás. O que ocorre é que por serem minoria, evitam o confronto aberto, até porque isso provocaria uma guerra religiosa, mas se alguém quiser entender esse “mundo”, frequente alguns cultos de igrejas tradicionais, pois dependendo de qual frequente, ouvirão vários ataques ao catolicismo e afins, e fazem isso abertamente dentro dessas igrejas. Ataques homofóbicos e por aí vai. O que vemos na bancada evangélica do congresso é mais ou menos o que se prega nessas igrejas.

      Não é um “surto psicótico” apenas, é manifestação de um grupo religioso que quer impor seus dogmas aos outros e todo mundo sabe aonde isso vai parar: em conflito.

      Citaram o Estado Islâmico e a neurose deles com imagens, e não erraram, o princípio e a ideia é o mesmo. O que impede um grupo no Brasil, Europa e EUA de fazer o mesmo são: sociedade secularizada ou em vias disso (Brasil). Estado de direito mais sólido, sociedade civil idem, condenação da mídia alternativa, cultura de preservação do acervo histórico (sem isso ser encarado como ato religioso) e por aí vai. Se não fossem esses freios, essas denominações intolerantes do país já teriam destruído todas as igrejas históricas do Brasil, que eu mesmo não sendo religioso isto seria um crime pois é parte do legado da colonização do país e um registro histórico com valor cultural e histórico sem precedentes. Mas se eles quiserem embate, embate vão ter, não sou parte da esquerda que têm medo de reaça, direita raivosa etc e fascismo (religioso ou não) deve ser combatido, enfrentado e não tratado como covardia como vários petistas (militantes) vêm tratando (digo isso observando o comportamento de muitos no FB, não se trata de meia dúzia e sim de uma legião, não comungo dessa visão covarde desse pessoal que tem incentivado com isso o aumento desses focos de intolerância, pois quem não combate intolerância virará algo dela algum dia, e tem que ser um combate intransigente, duro, sem medo, sem recuo e sem acatar chantagem política desse pessoal intolerante).

  20. Alexandria – Ágora

    Já que citaram Alexandria no comentários, vale apena assistir o filme homônimo, de 2009:

    “O filme relata a história de Hipátia, filósofa e professora em Alexandria, no Egito entre os anos 355 e 415 d.C. Única personagem feminina do filme, Hipátia ensina filosofia, matemática e astronomia na Escola de Alexandria, junto à Biblioteca. Resultante de uma cultura iniciada com Alexandre Magno, passando depois pela dominação romana, Alexandria é agitada por ideais religiosos diversos: o cristianismo, que passou de religião intolerada para religião intolerante, convive com o judaísmo e a cultura greco-romana.”

    Para quem tiver interesse:

    http://minhateca.com.br/leonardomollo/Documentos/Filmes/A/ALEXANDRIA,107431641.avi(video)

  21. A iconolastia e o ódio dos

    A iconolastia e o ódio dos protestantes a tudo que não provenha deles (embora eles tenham provindo, gostem ou não, da Igreja Católica) só não são piores do que os dos muçulmanos. Graças à iconoclastia dos cavernícolas muçulmanos, a humanidade perdeu parte de seus tesouros culturais no museu do Iraque: as obras milenares do antigo império Assírio. 

  22. Pietá!

    Tem dia que é noite!

    Pietá, 1505, óleo sobre madeira, 65 x 90 centímetros, Gallerie dell'Accademia, Veneza

    Giovanni Bellini, Pietá, 1505, Gallerie dell’Accademia, Veneza

    O município de Belo Oriente está situado no colar metropolitano do Vale do Aço, onde se destacam as cidades de Ipatinga, Timóteo e Coronel Fabriciano, na mesorregião do Vale do Rio Doce.

    Cel. Fabriciano está localizada às margens da BR381, há 54 km de Belo Oriente, percorrendo a rodovia estadual LMG-758 – em linha reta a distância é de 36,2 km.

    Município de Minas tem Dia da Esposa do Pastor

    Andréia Botelho é a autora do Projeto de Lei que homenageia as companheiras de pastores

    https://jornalggn.com.br/noticia/municipio-de-minas-tem-dia-da-esposa-do-pastor

    Quebra-quebra no santuário tombado pelo patrimônio histórico

    No dia 10 de junho, um jovem de 18 anos quebrou sete imagens da Igreja Matriz de Nossa Senhora e São José, no centro de Montes Claros, região norte de Minas Gerais. 

    De acordo com testemunhas, antes de quebrar as imagens de gesso e madeira, o suspeito  Ítalo Tiago Ferreira da Silva corria pelo templo gritando ‘Jesus Cristo é o Senhor, e não imagens’. Em seguida ele entrou uma igreja evangélica Universal do Reino de Deus, próximo ao local do ocorrido.

    Para impedir a fuga do rapaz, os padres da Igreja Matriz cercaram o local até a chegada da polícia.  O jovem foi detido e inclusive com ele, tinham alguns medicamentos de controle para distúrbios mentais.

    Ítalo Tiago Ferreira da Silva foi preso e disse ter surtado após se esquecer de tomar medicamentos controlados.

    * * *

    Os remedinhos são tão controladinhos que os surtadinhos nunca avançam sobre um policial armado ou tentam destruir uma viatura …. na Paz do Senhor!

    Fui!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador