E casais mistos, fazem o quê?, por Gunter Zibell

Eu sinto os mesmos problemas que o Alan só que pelo lado oposto. (vide A difícil convivência com aqueles pautados pela grande mídia).

Ainda bem que trabalho como autônomo…

Desde que saiu a primeira pesquisa com o nome de Marina, em meados de agosto, eu percebo esse comportamento exacerbado ir se entricheirando mais e mais.

A agressividade que eu senti em 2014 no facebook foi algo inédito para mim. Em 2010 eu declarei voto em Dilma e não fui questionado por nenhum amigo eleitor de Marina ou Serra de então. De 1998 a 2006 eu declarei voto em Lula e nunca ninguém deu importância.

Mas agora não, deu a impressão que se alguém vota em Marina ou em Aécio não apenas esses políticos seriam criticáveis, mas os próprios eleitores dos mesmos seriam maus, fascistas, conspiradores, etc. Uma viagem. O Brasil teria tido, no 1º turno, 57% de “classistas”? Menos, muito menos.

Eu defendo toda a agenda social-democrata menos estatizações e controle de mídia. O que na prática resulta em toda a agenda social-liberal.

Mas, por isso, já fui chamado das mais variadas coisas.  De nazista, ignorante, louco e variações dos temas. As pessoas parecem não ter a menor noção quando teclam no facebook.

Esse comportamento de romper com amigos por política não tem o menor cabimento. É a negação da democracia e da livre expressão de pensamento.

Não vejo sentido nenhum em brigar com alguém por conta de políticos. Já comentei sobre isso algumas vezes, mesmo quando Campos ainda era vivo:

2013 04 10 https://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/cada-um-oferece-o-que-tem

2014 01 05 https://jornalggn.com.br/blog/gunter-zibell-sp/moc-voce-esta-fazendo-isso-errado

2014 03 31 https://jornalggn.com.br/blog/gunter-zibell-sp/nao-faca-aos-outros-o-que-nao-deseja-que-lhe-facam

2014 05 03 https://jornalggn.com.br/blog/gunter-zibell-sp/amizade-politica

2014 11 11 http://www.jornalggn.com.br/blog/gunter-zibell-pro-rede/testando-a-tolerancia-do-suposto-progressismo

Mas não adianta. Algumas posições se cristalizaram como se fossem dogmas religiosos.

Imaginem o ridículo que seria em casa se acreditássemos nessas teorias de coxinhas x progressistas… Eu e meu esposo votamos em Marina no 1º turno. No 2º turno eu preferi Aécio e ele Dilma. Não rolou nenhum estresse por conta disso.

Será que dilmistas e aecistas acham que deveríamos brigar pelos seus candidatos? Surreal.

Nem eu nem ele somos piores ou melhores que ninguém por isso. E há muitos casais assim, conheço outros.

Em outras épocas era a “direita” quem usava muito do recurso de espantalhos. Os mais conhecidos são chamar alguém de comunista ou bolivariano. 

O artigo da wikipedia não é muito bom mas passa a ideia:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fal%C3%A1cia_do_espantalho

Só que 2014 viu um novo fenômeno: o uso de espantalhos pela esquerda.

Eu recebo muitos alertas sobre o suposto reacionarismo e golpismo da direita.

Só que não recebo nada disso dos meus amigos de – suposta – direita (ambos os grupos são +/- do mesmo tamanho, os centristas-marinistas ainda são minoria. Mas em 21% e crescendo!) Definindo aqui como direita quem acredita mais em empreendedorismo e saúde e educação privados, e definindo como esquerda quem acredita mais em participação estatal em oferta de bens e serviços públicos.

Quer dizer, se nenhum amigo “de direita” compartilha links de personalidades como Constantino ou Malafaia, como vou acreditar que esse é o pensamento da direita? Quando muito é o pensamento de um nicho, do mesmo modo que alguém que ainda acredite em planejamento central também é nicho. 

Trata-se apenas um espantalho, muito conveniente para quem quer se entrincheirar ou autovitimizar, mas não é realista.

Eu tenho alguns amigos favoráveis à redução da maioridade penal. Acho uma pena.

Mas, felizmente, todos são a favor de direitos iguais para LGBTs. A maioria, quando fala dos EUA, prefere Democratas a Republicanos. Ninguém quer censura ou militares no poder, inclusive muitos são críticos a regimes autoritários de outros países.

Como eu vou acreditar, então, nesses espantalhos criados pela falsa polarização?

Mas na verdade nada disso é muito problema. As ilhas de pensamento autorreferenciado vão se tornando cada vez menores.

E o resultado de toda essa agressividade e maniqueísmo se vê nas eleições.

Eu acho válido que as pessoas se manifestem por redes sociais, eu mesmo faço muito isso.

Também acho igualmente válidas manifestações de rua ou panelaços combinados por internet. 

Mas a melhor manifestação é o voto. A próxima oportunidade será em 02-out-2016.

Quem quiser que mantenha sua posição de 2014. Quem quiser que mude. Só isso!

De qualquer modo, 51.6 hostilizarem 48.4 e vice-versa, discurso “nós x eles”, etc, é muito ruim.

Podemos – e devemos – avaliar, elogiar e criticar políticos. É da profissão deles, inclusive.

Mas julgar e discriminar eleitores por preferências declaradas é policiar pensamento.

 

Redação

54 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Irônico você dizer que é

    Irônico você dizer que é contra a regulamentação da mídia. São justamente os grandes veículos que fomentam sistematicamente esse ódio

  2. O paradoxo da tolerância

    “Mas julgar e discriminar eleitores por preferências declaradas é policiar pensamento.” Se entendi bem o texto, o autor julga o pensamento de quem policia o pensamento, julga o pensamento alheio. Está policiando o pensamento de quem policia o pensamento! Se fosse coerente, diria que as pessoas que rompem relacionamentos, chamam de coxinha ou de comunistas estão apenas declarando e exercitando uma preferencia e não podem ser policiadas,julgadas e discriminadas. O autor,  bem pós-modernamente raciocína por meio de paradoxos sem solução, afirmando o contrário do que diz.

  3. O maior patrulhamento que

    O maior patrulhamento que voce recebeu da esquerda em relação à direita, provavelmente se deve a alguns motivos, talvez interligados: ao fato de que voce migrou da “esquerda” para a “direita”, ou, na verdade, de votar no PT para votar contra o PT ou mesmo no Aécio. Tem também a questão do periodo. A coisa foi se acirrando ano a ano, então não é crível supor um patrilhamento virtual em 1998, 2002 por ai. 2006 e 2010 ainda pode ser, mas nada comparado a 2014.

    Outro ponto, que pelo menos foi a minha percepção, é que quem ofendeu/desmereceu eleitores do Aécio eram militantes petistas. Jà quem fez isso com eleitores Governistas eram, em sua maioria a classe média, não necessariamente militante tucana. Como vc tinha muitos amigos militantes, sofreu por isso.

    Com essa última frase concordo plenamente, é um absurdo querer desmerecer alguem porque vota de determinada forma ou em determinado candidato. A base da democracia é cada um poder escolher o seu candidato e também escolher as razões. Aliás, penso que um dos motivos de Aécio ter perdido foi justamente esse, de que gente da classe média, supostamente não militante, ofendeu e desmereceu eleitores Governistas. Como eu disse acima, isso ocorrer com militante é esperado, com não militante não é.

     

     

    1. O problema é bastante

      O problema é bastante complexo, mas acho que a origem está no fato de que em 2010 o PSDB percebeu que perderia a eleição deivido aos votos do interior do Nordeste. E infelizmente, o interior do Nordeste nunca foi um reduto tucano; quando eles governavam, quem tinha voto lá era o Dem, não o PSDB. E os intelectuais tucanos formaram sua percepção do Nordeste nas décadas de 60 e 70 do século passado, quando eram jovens e o Nordeste muito pobre e muito atrasado, e dominado pela política do clientelismo/coronelismo.

      E aí o PSDB de 2010 resolveu fazer campanha para ganhar votos no Nordeste de 1970; José Serra abriu a caixa de Pandora com uma campanha contra o aborto e pela beijação de santo. Não ganhou os votos do Nordeste, cuja dinâmica hoje obedece a uma lógica totalmente diferente, mas legitimou a expressão de ódios e preconceitos arraigados, que a classe média “de bem” nutria mas escondia a sete chaves, com vergonha de mostrar o seu lado “redneck”. Mais ou menos como não há muito tempo atrás a mesma classe média morreria de vergonha de admitir publicamente gostar de pseudo-sertanejo.

      As pessoas que votam no PSDB mas não compartilham dessa histeria macartista ficaram numa sinuca de bico. Acho que é o problema do nosso amigo Gunter…

    2. É por aí, Daniel

      Mas eu não conheço pessoalmente os militantes que ofendem eleitores governistas. Eu vejo na forma de print screens compartilhados.

      E eu com isso? Se existe algum olavete que ofende (ex)amigos de facebook, eu tenho culpa nisso?

      E eu recebi muitas ofensas. Nem é necessário usar capturas de tela de facebook para demonstrar, é só olhar pra alguns posts daqui do blog mesmo.

      Por isso acho que está havendo a construção de espantalhos.

      O que não é assim tão importante, basta não cair neles!

       

  4. O seu problema eh o mesmo problema de muito

    oposicionista: desinformacao. A partir do momento que voce se refere a quebra do monopolio da imprensa (os 30 Berlusconis) como “controle da midia”, voce perdeu o argumento. A imprensa brasileira tem sido muito bem sucedida em igualar o monopolio midiatico a liberdade de imprensa – um aburdo sem pe nem cabeca. Nao sou em quem critica o monopolio – eh a organizacao Reporteres Sem Fronteiras, que de petista nao tem nada.

    Sou muito cinico em relacao a politicos – nao ponho a mao no fogo por nenhum, mas acho extremamente desconfortavel acompanhar o jornalismo politico brasileiro – eh corrupto, mentiroso, venal. Se voce acha normal jornal de “grande circulacao” estampar ficha policial falsa na capa, revista de “grande circulacao” inventando materias para auxiliar oposicionistas, ou promovendo “herois” como Demostenes Torres – voce eh parte do problema, eh massa de manobra.

    1. Gunter defende políticas

      Gunter defende políticas neoliberais, apresenta o México e sua catástrofe social(país governado pela coalizão oligarquia-multinacionais-narcotraficantes, único país na América Latina onde a pobreza cresceu na última década), defende a ditadura da informação e que o Banco Central seja entregue para os banqueiros.

      Gunter é um reacionário envergonhado, é o tipo cooptado pelos conservadores para esconder seus interesses, ele é bem parecido com a Marina, usa sua condição pessoal para tentar validar suas posições políticas reacionárias(Marina na campanha alegava que já foi pobre, por isso não poderia agir contra os pobres, pouco importa se a economia seria dirigida pelo Banco Central independente, ou “Banco da Neca do Itaú”. Gunter segue a mesma linha, defende ideias reacionárias e foge covardemente das críticas com o discurso da auto-vitimização).

       

  5. Perfeito: há agressividades,

    Perfeito: há agressividades, “espantalhos”, “ad hominem”, rancor, falta de educação; enfim, abusos intoleráveis de ambos os lados. Seria desonestidade negar tal paridade.  

    O que se discute, ou o que particularmente sempre realço, é que estão na DIMENSÃO e na MAGNITUDE as diferenças. O anti-petistas, anti-governistas, anti-esquerdistas, os anti-“tudo que está aí”, são incomparavelmente mais truculentos, mais ofensivos, mais desonestos, mais despreparados intelectualmente, mais desesperados, e principalmente, mais assomados por puro ÓDIO. Claro que se tomados como UM TODO, ou seja, há exceções;  mas só para confirmar a regra. 

    Nas minhas seis décadas de existência, completadas há poucos dias, nunca, jamais, presenciara tão grande onda, clima, de virulência política-ideológica. Descontado, é claro, o período da ditadura. 

    No teu caso particular, Gunter, pessoa que respeito no sentido mais forte desse termo; cidadão culto, politizado, articulado e educado, minha percepção é que de certa maneira atraístes muito descontentamento, no melhor dos casos, e – reconheço – também rancor, no pior, em função dos teus neos posicionamentos políticos embasados principalmente numa crítica, para muitas injustas, ao PT e a seus governos. 

    Entendamos: não pela mudança em si. Seria uma pretensão muito grande se esse fosse o ânimo. Mas o sentimento de que a centralidade era seletiva. A arguição, por exemplo, sempre recorrente à “base do governo”, como âncora para as críticas esquecendo que essa mesma “base” é composta por uma miríades de partidos das mais diversas matizes ieológicas, compostos por arqui-inimigos políticos e ideológicos, decerto se enquadra no caso.

     

    1. Era isso que eu queria dizer.

      JB Costa, eu estava escrevendo um comentário quando li o seu, que é substancialmente o que eu queria dizer. Você foi mais rápido que eu, e em grande estilo.  Portanto, assino embaixo.

    2. Como quantificar, JB?

      Só se um órgão independente ficar percorrendo todas as páginas e perfis de redes sociais.

      E como qualificar quando uma crítica é injusta ou não?

      Diga: qual crítica minha é injusta? A da base? Mas não é a governabilidade que é anunciada em campanhas?

       

       

  6. O discurso do Gunter, pra

    O discurso do Gunter, pra variar, não mcorresponde com a verdade. O Manchetômetro comprova, de maneira objetiva, que são os membros do Partido dos Trabalhadores os perseguidos pela imprensa. Essa afirmação do Gunter de que a vítima é a Marina, não os petistas, é falsa.

    Com certeza essa estratégia da auto-vitimização foi definida entre os partidários de Marina(foi a estratégia que ela usou em sua campanha para fugir do debate e não esclarecer as contradições de seu discurso), Gunter apenas segue ordens.

    A raíz da intolerância reside justamente nessa negativa do debate praticado de forma virulente pelo PSDB e alguns petistas, e de forma velada pelos partidários de Marina. No fundo, o objetivo é o mesmo: deslegitimizar o processo democrático.

    Em seu discursinho sobre a intolerância, Gunter não diz uma única palavra sobre os blac blocks marineiros, seus colegas de Rede, depredando o porédio do Itamaraty. O vandalismo é um exemplo do diálogo aberto e tolerante que Gunter alega praticar?

     

  7. Quem são os espantalhos da

    Quem são os espantalhos da esquerda? Parece que você esta policiando o pensamento dos outros.

    Opnião é diferente de argumento. No caso respeito sua opnião mas acho que você mede muito o mundo pelos seus, é um texto muito pessoal.

    O que fazem casais mistos? 

    Se amem horas!

     

     

     

  8. Só que 2014 viu um novo

    Só que 2014 viu um novo fenômeno: o uso de espantalhos pela esquerda.

    Exemplos?

    Eu recebo muitos alertas sobre o suposto reacionarismo e golpismo da direita.

    Só que não recebo nada disso dos meus amigos de – suposta – direita (ambos os grupos são +/- do mesmo tamanho, os centristas-marinistas ainda são minoria. Mas em 21% e crescendo!) Definindo aqui como direita quem acredita mais em empreendedorismo e saúde e educação privados, e definindo como esquerda quem acredita mais em participação estatal em oferta de bens e serviços públicos.

    Percebe-se como Gunter pratica a construção de espantalhos que tanto crítica. Dizer que a diferença entre esquerda e direita é a defesa do empreendorismo por estes e estatismo por aqueles é uma simplificação grosseira.

    Direita no Brasil significa a manutenção dos privilégios e desigualdades históricos, esquerda significa sua redeção. É uma simplificação, mas não grosseira, basta ver a expressiva redução dos níveis de desigualdade decorrentes das políticas adotadas por governos de esquerda.

    Alguns fatos concretos deixam ainda mais explícitos os valores defendidos pela direita brasileira. Note-se como ambos os candidatos da direita, Marina Silva e Aécio Neves, tinham candidaturas que eram meros instrumentos dos interesses do grande capital financeiro. No entanto, enquanto a candidatura de Aécio representava a retomada das políticas neoliberais adotadas no governo FHC, a candidatura Marina representava seu aprofundamento, com a defesa de um Bacen independente, ou seja, nas mãos dos financistas que patrocinam e sustentam a carreira política de Marina.

    Note-se também que o discurso de que todo político é igual, adotado pelos marineiros(lembram do conceito de elite?Todo mundo é elite, Neca do Itaú e o porteiro do prédio, são a mesma coisa), visa justamente ocultar os verdadeiros interesses que comandariam um eventual governo Marina.

     

    1. Concordo com você, não é uma

      Concordo com você, não é uma analise é uma opnião de uma pessoa que esta profundamente incerrida em sua classe social.

  9. Tu tens sorte

    Tenho muitos amigos antipetistas. E eles compartilham nas redes sociais, diariamente, as bobagens que estamos acostumados a ver: o bolivarianismo tá vindo, o comunismo vai tomar conta, estamos em uma ditadura.

    Nenhum deles, infelizmente, consegue defender seu voto sem achincalhar o adversário – isto vale para muitos militantes petistas também. E acho que esse é o real problema atual: não há mais agenda positiva, ela sumiu. Hoje estamos somente discutindo os malfeitos, os defeitos, os problemas. Não há mais espaço propositivo.

    Discordo pontualmente quando disseste que “[e]m outras épocas era a direita quem usava muito do recurso de espantalhos”. Os espantalhos estão a pleno vapor. Vivemos hoje, de acordo com a oposição, a pior crise da história, na economia e na política. Só que não, e qualquer adolescente que estudar cinco minutos de nossa história recente descobrirá que não.

    Falaste também sobre as outras eleições – com Serra e Alckmin – e, para mim, a grande diferença é que Serra e Alckmin não personificaram a “elite branca” da maneira desejada. Mas Aécio, jovem, ativo, decidido, faz um personagem muito mais próximo do “modelo padrão” classe média alta. Acredito que o posicionamento “firme” de oposição dele serve unicamente para manter essa imagem perante o antipetismo.

    Na minha casa o voto também foi dividido, e, claro, em nada afetou. Minha esposa prefiriu Aécio, eu Dilma. Ela passou o tempo inteiro recebendo e compartilhando as notícias negativas do PT (algumas obviamente falsas, outras não), mas nunca compartilhou atos ou fatos positivos do PSDB, nem de Minas. Tentei ir na mão contrária e defender minha candidata, mas sempre caí no “precisa mudar”. Para o que eu sempre respondia, “sim, mas não para pior”.

    Enfim, escrevo porque acho que tens sorte em não ter amigos que compartilham as bobagens do tipo “Revoltados Online”. Eu não tenho essa sorte, e, sinceramente, me sento pressionado e (exagerando um pouco) acuado pelo antipetismo. Que, até hoje, não tem plano nenhum para o país. Só para tirar o PT do governo.

  10. O seu posicionamento

    O seu posicionamento político, a favor da social democracia mas contra a regulamentação da mídia e privatizações, é um balaio de gatos que não dá para entender … Penso que no Brasil de hoje temos os desenvolvimentistas, os entreguistas e os nem tanto, vc é parte dessa última turminha, com um pé lá e outro cá, que acende uma vela para deus e outra para o diabo. SAI DO ARMÁRIO, ZÈ RUELA !!

     

     “O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

     

  11. Pé atrás

    Tudo bem, depois dessa não falo mais contigo….

    Brincadeira, é claro. Ainda que seu depoimento, decerto verdadeiro, não considerou que, se você tivesse declarado voto em Dilma, sofreria os mesmos ataques daqueles que agora se propuseram votar em Marina ou Aécio.

    O problema é que esta última eleição, em particular, foi o prenúncio de uma praça de guerra. De uma polarização que baixou muito os níveis de racionalidade. Que não é falsa, ainda que por vezes seja contraditória (ou até quase sempre)

    Mas aí entra o problema das pessoas que declaram voto em fulano ou sicrano (ou sicrana) e, como justificação, lançam tão somente os mais surrados chavões. E que, para desancar candidaturas adversárias usam apenas palavrões.

    E um problema que você diz não existir, com relação aos direitos LGBT’s. Todos a favor? Sei não…

    Pena de morte, redução de maioridade penal, posse de arma, já vi gente de esquerda ou direita defendendo. O que complica definir se alguém é mesmo de esquerda, mas nada complica quanto ser de direita. Ou o cara é de direita, a favor disso tudo, e também do casamento gay? Duvido.

    Mas votar em Aécio quando você se define social-democrata liberal é compreensível, embora menos quando pensamos na figura de Aécio e de seus asseclas. E se o social-democratismo e liberalismo de Aécio (e seus asseclas) é de verdade ou só para tolo ver.

    Adianta discutir isso? Não. Até porque você pode citar também Dilma e seus asseclas…

    Tudo bem, depois dessa ainda falo contigo… mas com um pé atrás! 

     

    1. Não sofreria, marcos

      Como não sofri em 2010. Foi super sussa naquele ano. Vi críticas falsas a políticos (como as estórias de ficha falsa e atentado em Recife) mas não a eleitores (no caso ainda eu.)

      E algo também interessante: não apareceu até agora (e bem que poderia) alguém que falasse: “eu te avisei”.

      Ninguém ainda “tirou sarro” de eu ter adesivado o carro em 2010. Acho bastante ajuizada essa postura.

      E eu nunca vi nenhuma queixa de meus amigos tucanos em relação a direitos LGBT. 

      (Aliás, essa questão LGBT não faz parte das considerações atuais, ao redor do mundo. sobre esquerda/direita. Nem PSDB/PT. No chamado “Mundo Ocidental” as discussões tendem a se encerrar, como nos anos 1920/1930 sobre voto feminino.)

      Só um, uma vez, concordou parcialmente com o artigo do J R Guzzo, de nov./2012. Mas apenas em comentário e depois voltou atrás (quando eu expliquei porque Guzzo estava equivocado). Ele não chegou a compartilhar no mural dele.

      Sábado será meu casamento. Se meus amigos não são a favor porque eles confirmaram presença?

      Por que “ficar com um pé atrás!” comigo?

      Isso é exatamente o que comentei no post. É aderir (ainda que no seu caso parcialmente) ao Show de Truman.

      É um entrincheiramento.

      Você não precisa ficar nele nem cometer essa descortesia de desconfiança.

      São opções.

      Você opta por definir em quem você confia, que discurso julga verdadeiro.

      Faça um retrospecto em relação às decepções que já teve para ajudar.

       

      1. Mondrian, Picasso, Vinho Tinto e o Sol da Manhã

        Eu procuro entender, mas tem coisas que não dá:

        1) Ser social democrata e liberal e… votar em Aécio Neves, que é qualquer coisa, menos um social democrata liberal.

        2) Ser contra a regulação da mídia.

        Acho que nem dá para discutir: esgrimir argumentos de um lado, de outro… esse casamento misto não sai. Imagino que não poderíamos casar nunca, entende? É uma incompatibilidade que desce muito fundo. Não é como um ser ligeiramente de esquerda, outro ligeiramente de direita, ambos mais preocupados em tocar a vida, suas profissões, carreiras, interesses científicos, acadêmicos…e divergir no detalhe entre uma proposta de centro esquerda e outra de centro direita.

        Aí fica muito difícil.

        Por isso só dá para manter uma amizade, e com um pé atrás. Ou aquela coisa de “vamos falar de arte, bebidas, viagens, paisagens, até sexo, mas pelo amor de nossos filhos, política e futebol não!”

  12. Você pode comentar e até

    Você pode comentar e até ganha posts num blog de maioria petista. Mas se alguém tenta fazer um comentário favorável ao governo do lado de lá, ou é censurado ou trucidado pelos amalucados do uol, goebbels1 e nem vou falar daquela coisa da revista facista.

    Portanto, querer dizer que a intolerância é igual dos dois lados é uma grande falácia.

  13. Minha opinião é sagrada

    E tenho o direito de falar que quem vota em Aécio e sua gangue apoia o GOLPE, o entreguismo e a submissão  ao Tio Sam.

    Basta ler a  imprensalona pra saber em que os tucanos se transformaram após perderem a quarta eleição. Aliás,  eles não se  transformaram, apenas se revelaram e  junto  com eles seus seguidores e os neo-cooptados pela mídia aliada e financiada  pela CIA.

    O negócio é derrubar  qualquer governo de esquerda na América Latina pra se apropriar do PETRÓLEO, Amazonas, e qualquer riqueza natural e depois instalar bases militares e nos escravizar e transformar nossos países no maior favelão do  planeta com o apoio da direitalha mau caráter, vendida, corrupta, cruel, perversa e vira-lata.

    É tudo tão simples que qualquer criança entende, menos os cegos de  alma.

    1. Tio Sam ?Bases militares,

      Tio Sam ?Bases militares, Amazonas?

      Anos sessenta. Seus conceitos congelaram-se nesta decada. E lah se foram 50 anos de retardo.

       

      1. Isto é o que querem  que você

        Isto é o que querem  que você pense. Está mais atual do que nunca. Aliás, está nos  rondando como tubarões cada vez mais famintos. Acorda, rapaz!

      2. Esta precisando estudar

        Esta precisando estudar geopolitica amigo, o US é imperialista até os dias de hoje.

        Ou agora eles querem a igualdade?

  14. Cegueira.

    Tanto o amor como o ódio podem cegar. O ‘amor’ dos petista e defensores das politicas do atual governo podem fazer com que não vejam muitos erros dos seus representantes. Da mesma maneira o ódio dos anti-petistas os deixa cegos aos acertos do PT. Todas as moedas tem dois lados

    Pessoalmente eu prefiro amar e defender os que amo, já que o ódio faz mal ao fígado.

  15. Eu compartilho com tudo que

    Eu compartilho com tudo que vc escreveu.Mas não me incomoda em nada.ZERO.

       Jé pensou choraminguar por comentários que são vetados, e ser um dos únicos do blog que escreve contra o PT?

         Nassa deu a lista do dia 13 aonde o PT vai protestar( não sei contra quem) e outros blogs estão divulgando os locais da oposição que irão protestar dia 15. É normal.

              Aliás, não é normal, porque jornalista deveria divulgar as duas manifestações ou nenhuma. Mas lembre: Estamos no Brasil.

                Voltando: Casais mistos?

                Vc tem ideia de quantas interpretações tem pro casal misto?

                   E vc só colocou uma que provalmente seja do seu interesse ou indignação.

                      E os outros casais mistos que não tem nada a ver do que vc escreveu ou postou?

                      Pois é..Rapadura é doce mas não é mole, não.

                    

  16. Gunther, saberia me dizer,

    a diferença entre controle da mídia e democratização dos meios de comunicação social? Não fosse a internet, estaríamos reféns da mídia tradicional. Cite-me apenas um contraponto na rádio e tv à esse massacre diário contra o governo? Cite-me uma emissora de rádio ou tv isenta e que tenha compromisso com a verdade, independentemente de partido ou interesses além dos interesses comerciais? O que me incomoda é isso, não encontrar uma alternativa séria nos meios tradicionais, ninguém quer me dar a liberdade de pensar e escolher, querem me empurrar suas ideologias e opiniões travestidas de jornalismo. Gunther, tu não és um cara ignorante, muito pelo contrário, portanto, pense bem sobre a mídia. A maioria dos que conheço votaram em Aécio, e daí? Da minha parte não tem problema nenhuma em quem meus amigos votam, mas do contrário, para muitos quem vota em Lula ou Dilma é como se fosse um leproso. É assim na maioria dos casos e tu sabes bem disso. E cukpa é da mídia que insuflou este ódio. Este é apenas um dos pontos que te questiono, pois os outros pontos do teu post, outros colegas estão questionando.

    Abraço e seja feliz!

    1. Falar de mídia é muleta.

      As mídias produzem pautas. Nós temos condições de fazer nossas avaliações pessoais se quisermos.

      E eu não me sinto agredido pela mídia tradicional.

      Mas muitas vezes já me senti ameaçado pela chamada “mídia alternativa”.

      Como fica?

       

      1. Você não se sente agredido

        Você não se sente agredido pela midia tradicional??????????????

         

        Você quer ser estrela da globo né?

         

        “Ainda bem que sou autonomo.”

        Gunter Zibell, O Pro-Rede

  17. Eu adoro o Gunter..

    … se não fossemos tão distantes, mesmo não concordando com ele em algumas idéias, seríamos ótimos amigos.

    O Gunter me lembra muito um grande amigo meu (talvez seja trasmporte) que faz mais de dez anos que não vejo, eu sou hetero e ele era homo, nós éramos inseparáveis, fizemos grandes aventuras juntos sem nunca nos importarmos com a preferência sexual um do outro. 

    Perdão Gunter e leitores se atravessei o tema do post, só queria falar isso.

     

     

    1. Também gosto das ideias. só

      Também gosto das ideias. só não entendo tanto mimimi e tanto espaço pro mimimi… Que a prática democrática também tá decadente no meio “progressista” é fato inquestionável. mas daí a ficar se fazendo de vítima  é meio tosco. bem tosco na verdade. Combina bastante com a marina, inclusive.

  18. Em relação ao título do pots,

    Em relação ao título do pots, os casais mistos ( homem e mulher) perpeturaram a humanidade.

    Em relação ao post parei de ler quando vi o nome da Marina.

    Só para lembrar, sou radicalmente contra a Rede.

    Mais um partido de aluguel, não !!!

  19. 1. Você é criticado por

    1. Você é criticado por afirmações absurdas, como “Marina sim é que é laica”, e não por suas opções políticas.

    2. Você defendeu a brutalidade da polícia na invasão do Pinheirinho. Não esconda as suas cores. Elas combinam muito bem com a defesa do oligopólio das comunicações no Brasil.

     

  20. cadê a marina?

    gente, cadê marina? está apoiando a volta da ditadura? o bolsonaro? o eduardo cunha, seu parceiro de religião? vai gritar pelo “fora dilma” na esperança de que o aécio tome posse e quem sabe, depois, ela também possa ser a presidenta, já que aécio também pode ser colocado prá fora?  

    sobre esta brincadeira, tem muita gente – metida a sabida – achando que se dilma sair, aécio entra!!!!! quem sabe marina vira vice!!!

  21. Mayjésus!!!!! Olha o que o


    Mayjésus!!!!! Olha o que o leonidas escreveu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Ser serviçal do USA pode, mas de Cuba e seu lá quem, que nunca incomodaram país algum, pelo contrário, o mais médico é uma prova, é que nãp o pode. A gente NÃO deve ser serviçal a nenhum outro país, mas parece que é difícial para quem optou por ser colonizado pelo papai USA. Maijésus!!!!! Essas criaturas  sempre apoiaram golpes contra governos populares, mas nem capacidade de perceber isso possuem. É mole? Pobre e a imbecilizada classe- média nasceram para ser escravos de rico. E, hoje, já começo a achar que merecem receber milgalhas e ficar olhndo os grandes sonegadores e corruptos golpistas dando risada da imbecilidade desse escravos. .

  22. O gunter é contra a regulação

    O gunter é contra a regulação da mídia, que em todo país civilizado existe, porque essa corrupta mídia inflou a mrine para roubar votos da Dilma. Imagienm a marina presidente desse país? A corrupta mídia derrubava essa senhora que muda de partido como de calcinha, no mes seguinte. Então, o gunter iria ser favorável a regulação da midia que EM TODO PAÍS CIVILIZADO EXISTE. Perimitir que uma imprensa golpista e corrupta governe o teu país, tem é que morrer de vergonha. Mas, acho que o gunter deve ser adolescente e nunca se informou sobre o seu país, né? Colocar no poder um playboy midiático, com aeroportos suspeitos, helicopteros suspeitos, que quebrou seu estado, tendo como padrinho o malandro fhc, com índole suspeita( pra não dizer o que relamente é) é, parece na ótica dele, muito saudável para o país. Só se for no dele, o país  mídia..

  23. Alguns reparos.

    Marina Silva não é centro, é de direita e da direita religiosa.

    A principal diferença entre a ideologia de direita em relação a de esquerda, é que a direita julga como natural que existam pessoas ricas, pobres e remediadas e a esquerda acredita que todos podem ser iguais.

    Quanto à intolerância politica, “vai pra Cuba” não é slogan do PCB.

  24. Parei aqui: “Eu defendo toda

    Parei aqui: “Eu defendo toda a agenda social-democrata menos estatizações e controle de mídia. O que na prática resulta em toda a agenda social-liberal.”.

     

    Quem defende controle da mídia??? O governo, o PT e a esquerda defende a democratização dos meios de comunicação. Ou é desconhecimento do assunto ou má fé

  25. Não deveria responder, já que

    Não deveria responder, já que o Gunter mostrou-se um habil manipulador de subterfúgios, o rei do sofisma. Mas tenho que retrucar. E perguntar quem é a senhora que é xingada de vaca e vagabubda? Marina? Quem é agredido por usar camisa vermelha ao passar inadivertidamente por uma reunião de playboys coxinhas? Quem foi perseguido por carrões por usar broche de sua candidata, aos gritos de vai para Cuba?

    Eu nunca fui agredido, mas conhecidos e até amigos coxinhas já se exaltaram me acusando de defender corruptos, aos berros. A coisa, em hoje dia, chega ao nível dp assédio moral. Quem defende o PT se sente contrangido e prefere na maioria das vezes calar-se. Enquanto os anti-petistas que se dizem “apartidários” ofendem a Dilma, o Lula e o PT, em voz alta, em filas de banco, supermercado e bares e restaurantes. E ai de voce se ousar discordar.

    Que país é esse aí que o Gunter mora? Dá um tempo. É um blablablá típico da candidata dele.  

  26. Tirante as redes sociais, Gunter,

    em q a classe média ativista reacionária sabe melhor manejar (mas não só reacionária,apenas pessoas comuns indignadas c/ a brusca mudança entre discurso eleitoral e imediata prática q repugnou até simpatizantes,votantes do PT/Dilma-não sejamos simplistas o que vc não é).Mas,Gunter,aqui não é lugar de discussões,como vc já usou o termo,é de “beatice”,e eu já usei o termo “Irmandade”.Do lado de Marina,não a vi,nem a vejo como A direita.Era um grupo superheterogêneo,mas lembremos Dilma indo a Templos católicos,Papa e Universal ajoelhando-se,etc.Nunca vi (pelo menos com estardalhaço) Marina confundir suas posições religiosas pessoais com Estado Laico(a não ser a esperta proposta de plebiscito sobre ensino público).

    1. Gunter, não liga : há apartidários, há a maioria sem partido

      que “vota na pessoa”. Não liga pra quem usa termos tão ricos como “coxinha”, etc. Quem os usa precisa se autoafirmar como juízes em seus pedestais, ficam bem na foto e entre irmãos. A tchurma adora e usa também os tais “é simples assim” pra o que não é nada simples). Vc é masoquista como eu? Até quando? Há aluguns poucos tb, exceções, que são cerejas do bolo, pra aparentar espaço ao contraditório, à tolerância, ao bom tom, coisa que o Posts do Dia definitivamente não é, e ponto.

  27. O Gunter sofre da Síndrome de Estocolmo!

    Não tenho muita vontade de criticar os artigos do Gunter pois eles são muito parabólicos (ou mesmo helicoidais), porém acho que ele foi acometido da Síndrome de Estocolmo, pois por um lado ele apresenta posições claras contra excrescências da política brasileira e internacional (como a homofobia) e por outro lado ele apoia CLARAMENTE os algozes desta política.

    Devido a posições homofóbicas da Rússia nos dias atuais, Gunter ficou um feroz opositor de Putin e de suas políticas, entretanto partidos com conotações religiosas ou grupos do poder apoiado por estas posições são amados por Gunter, só podendo se entender isto como uma síndrome de Estocolmo.

  28. Gunter, o que estamos fazendo aqui????

    Ao ligar o computador pela manhã vi 4 ou 5 estrelinhas num meu omentário não sei onde, agora aa noite ao ligar de novo o computador, me chega uma desaforada mensagem de quem não entndeu nada de nada de nadinha, um membro da beatice, da irmandade, que , claro, recebeu logo 5 estrelinhas. Tá numa outra seção, esqueçamos, e acho que dás e dou muito valor aop baixo clero de simpatizantes de esquerda ou de simpatizantes petistas desde criancinhas. Se eles soubessem que sou mais de esquerda do que boa parte deles, a galera, claro – já prevemos a reação. E de que eu e você temos opiniões diferenciadas um do outro (mas aqui é preto-e-branco, dualismos maniqueismos). Somos é masoquistas.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador